Donos de carros elétricos vão precisar de vários adaptadores para carregar seus veículos

A vida dos motoristas de carros elétricos nos Estados Unidos pode ficar um pouco mais complicada nos próximos anos. A General Motors (GM) anunciou que vai lançar novos adaptadores – conhecidos como “dongles” – para permitir que seus veículos sejam compatíveis com diferentes tipos de carregadores.

A mudança é consequência da transição do atual padrão de carregamento CCS (Sistema de Carregamento Combinado) para o NACS (Padrão de Carregamento Norte-Americano), criado pela Tesla e que está sendo adotado pela maioria das montadoras.

Na prática, isso significa que, durante o período de adaptação, muitos donos de veículos elétricos precisarão carregar vários adaptadores dentro do carro. Uma residência com dois carros elétricos pode acabar tendo quatro tipos diferentes de dongles.

Segundo Tim Ash, diretor de produtos da GM Energy, o objetivo é garantir que o motorista consiga carregar seu carro em praticamente qualquer estação. “A mudança para esse padrão unificado simplifica a experiência no futuro, mas sabemos que a transição vai exigir paciência”, afirmou.

Entre os novos adaptadores anunciados pela GM estão:

NACS para CCS – para carregamento rápido;

NACS para J1772 – para carregamento de Nível 2 (mais lento);

J1772 para NACS – para veículos novos com porta NACS;

CCS para NACS – para carregamento rápido em modelos futuros.

O problema não é exclusivo da GM. Outras marcas, como a Hyundai, também estão oferecendo veículos com dois adaptadores diferentes. A tendência é que, por um bom tempo, os motoristas precisem se acostumar com a variedade de cabos e conectores.

Outro ponto que chama a atenção é o preço: cada adaptador pode custar mais de US$ 200 (cerca de R$ 1.000), o que pode pesar no bolso de quem precisa de cópias extras para casa e trabalho.

Especialistas lembram que essa não é a primeira vez que consumidores enfrentam a confusão de padrões de conectores. A Apple, por exemplo, já trocou diversas vezes os carregadores do iPhone. A diferença é que no setor automotivo a transição é bem mais lenta e cara – afinal, trocar de carro não é tão simples quanto trocar de celular.

Por enquanto, a GM só confirmou dois veículos que já virão de fábrica com o novo padrão NACS: o Cadillac Optiq 2026 e o Chevrolet Bolt 2027. Para os demais modelos, não há prazo definido.

Até lá, os motoristas terão que se acostumar com os famosos dongles – que, ao que tudo indica, serão presença obrigatória no porta-luvas dos carros elétricos por muitos anos.

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